UEPB - Repositório Digital

A criança e o brincar: um olhar teórico-metodológico no cotidiano de uma creche municipal de Campina Grande/Pb

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Arline Nóbrega
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:15:23Z
dc.date.available 2013-09-20T12:15:23Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1971
dc.description Marques, A. N. A criança e o brincar: um olhar teórico-metodológico no cotidiano de uma creche municipal de Campina Grande/Pb. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Para a criança nada mais é prazeroso, importante e sério do que a ação do brincar. As brincadeiras são universais, estão na história da humanidade ao longo dos tempos, fazem parte da cultura de um país e de um povo. A relevância desse trabalho encontra-se na importância que tem o brincar para o desenvolvimento da criança, pois é através das brincadeiras que ela encontra uma linguagem própria, a qual é possível o acesso à cultura e ao social. O presente estudo tem por objetivo analisar o brincar numa perspectiva teórico-metodológica a partir de observações do cotidiano de uma Creche Municipal da cidade de Campina Grande/PB. Neste trabalho são apresentados como estão sendo desenvolvidas as atividades sobre o brincar junto às crianças, bem como, refletir as ações educativas e as práticas pedagógicas tendo como foco as brincadeiras e brinquedos utilizados nesses momentos lúdicos. Metodologicamente nosso pesquisa caracterizou-se como pesquisado tipo ação, que nos permitiu a sondagem e a verificação dos resultados, registrados por meio da observação participante nos espaços da creche mais especificamente nas salas do Maternal I e II e no momento da recreação no pátio. Para compreender nosso objeto de estudo utilizamos como referencial, autores como: MINAYO (1999), RCNEI/BRASIL (2000), BORBA (2006), PINHEIRO (2008), KISHIMOTO (2010), BROUGÈRE (2010), CERISARA (2010), dentre outros. Considerando o brincar uma linguagem para a criança e proporciona vivenciar novas experiências, na qual ela interage, inventa, descobre, manda, obedece, experimenta e ainda desenvolve a criatividade, a auto–estima, a curiosidade, atenção, a concentração e outros benefícios. Esperamos contribuir para os estudos acerca da importância dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, para um melhor desenvolvimento integral das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Lourdes Cirne Diniz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.title A criança e o brincar: um olhar teórico-metodológico no cotidiano de uma creche municipal de Campina Grande/Pb pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta