UEPB - Repositório Digital

A escola e o desenvolvimento sócio-afetivo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Kelma Josilândia de França
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:19:02Z
dc.date.available 2013-09-20T12:19:02Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1980
dc.description Santos, K. J. de F. A escola e o desenvolvimento sócio-afetivo. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract No universo das preocupações com as funções sociais da escola, enquanto instituição responsável pela educação e socialização das novas gerações, no momento em que a sociedade torna-se cada vez mais complexa e exigente de competências técnicas e intelectuais, em detrimento das relações humanas, o presente artigo busca elucidar a importância da educação escolar no desenvolvimento sócioafetivo das crianças. A crise generalizada que presenciamos nas transformações das relações familiares e sociais como um todo, onde as manifestações de desrespeito, de intolerâncias e atos de violência estão presentes também no interior da escola, aponta para a necessidade de priorizar a humanização e a afetividade no trabalho educativo, como forma de minimizar os efeitos sociais devastadores da falta de afeto entre os seres humanos. Dessa forma, ao longo deste artigo, buscaremos traçar considerações sobre diferentes abordagens conceituais acerca da afetividade. No âmbito da Psicologia, recorremos às abordagens de Jean Piaget, cuja teoria do desenvolvimento cognitivo enfatiza, também, o papel da afetividade no progresso intelectual. Outro autor que trata desse desenvolvimento psicológico é Vigotsky, para quem a afetividade tem influência fundamental na aquisição de conhecimentos, assim como tem significado construído social e culturalmente. Henry Wallon, também concebendo as relações afetivas como essencialmente culturais, emprega à afetividade um papel imprescindível ao desenvolvimento humano, pois, na sua visão, a capacidade de relacionar-se afetivamente é que vai, ao longo da história, produzindo o ser humano como ser social. No que se refere à própria dimensão pedagógica do desenvolvimento afetivo, buscamos a fundamentação no pensamento de Paulo Freire, para quem o ato educativo é ao mesmo tempo político e afetivo; como também, embasamos nosso estudo com a multidimensionalidade do sujeito evocada por Edgar Morin, para quem o indivíduo e o meio, ou o próprio conhecimento, não podem ser fragmentados. Recorremos, ainda, à abordagem de Tardiff e Lessard, que consideram a docência como uma atividade de interações humanas e, portanto, essencialmente afetiva, inter-relacionando tais conceitos com as práticas educativas escolares que podem servir a esse desenvolvimento sadio na socialização e afetividade da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Normana Natalia Ribeiro dos Passos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.title A escola e o desenvolvimento sócio-afetivo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta