UEPB - Repositório Digital

Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Kétsia Ferreira Viana Bezerra
dc.date.accessioned 2019-08-15T13:29:30Z
dc.date.available 2019-08-15T13:29:30Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955
dc.description DIAS, K. F. V. B. Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho buscou investigar as contribuições das interações sociais para desenvolvimento cognitivo de crianças a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, pois esta é de fundamental importância para compreensão dos fenômenos educativos, principalmente, em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar historicamente construído. A metodologia utilizada para concretização da pesquisa foi de caráter qualitativo alicerçado no método dialético, visto que esse tipo de metodologia nos permite uma compreensão sobre a realidade analisada. A investigação foi realizada a partir de observações em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 7 anos em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo no processo da alfabetização ao possibilitar a construção de relações de aprendizado significativas entre os alunos. Concluímos que o processo educativo deve possibilitar e valorizar as trocas de aprendizado entre os alunos em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª. Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Teoria histórico-cultural pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.title Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta