dc.contributor.author |
Dias, Kétsia Ferreira Viana Bezerra |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-15T13:29:30Z |
|
dc.date.available |
2019-08-15T13:29:30Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.15 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955 |
|
dc.description |
DIAS, K. F. V. B. Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou investigar as contribuições das interações sociais para desenvolvimento cognitivo de crianças a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, pois esta é de fundamental importância para compreensão dos fenômenos educativos, principalmente, em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar historicamente construído. A metodologia utilizada para concretização da pesquisa foi de caráter qualitativo alicerçado no método dialético, visto que esse tipo de metodologia nos permite uma compreensão sobre a realidade analisada. A investigação foi realizada a partir de observações em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 7 anos em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo no processo da alfabetização ao possibilitar a construção de relações de aprendizado significativas entre os alunos. Concluímos que o processo educativo deve possibilitar e valorizar as trocas de aprendizado entre os alunos em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profª. Drª. Maria da Guia Rodrigues Rasia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria histórico-cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Interação social |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento cognitivo |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |