Resumo:
O presente trabalho buscou investigar as contribuições das interações sociais para desenvolvimento cognitivo de crianças a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, pois esta é de fundamental importância para compreensão dos fenômenos educativos, principalmente, em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar historicamente construído. A metodologia utilizada para concretização da pesquisa foi de caráter qualitativo alicerçado no método dialético, visto que esse tipo de metodologia nos permite uma compreensão sobre a realidade analisada. A investigação foi realizada a partir de observações em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 7 anos em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo no processo da alfabetização ao possibilitar a construção de relações de aprendizado significativas entre os alunos. Concluímos que o processo educativo deve possibilitar e valorizar as trocas de aprendizado entre os alunos em sala de aula.
Descrição:
DIAS, K. F. V. B. Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.