Resumo:
O principal objetivo desse estudo foi investigar espaços para o brincar no processo de alfabetização, relativo à aprendizagem da leitura e do Sistema de Escrita (SEA). O brincar possibilita que a criança desenvolva habilidades cognitivas, físicas, sociais e criativas. Conforme documentos legais, a criança tem o direito de aprender brincando no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os sujeitos da pesquisa são 14 crianças e 01 professora de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma instituição pública localizada no Município de Cuité-PB. A coleta de dados se deu por meio da observação e de um questionário aplicado à professora regente da turma. Buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2013), de Documentos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica (BRASIL, 2007), e em estudos realizados por Morais (2012), Ramos (2014), Teberosky (1997), Meyer (2004), Kishimoto (2010), dentre outros. Nossa investigação evidenciou que o brincar possui um papel importante no processo de aprendizagem e no processo de desenvolvimento da criança, que se encontra no Ciclo da Alfabetização. Concluímos que faz-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas que envolvam o brincar e considerem as características e necessidades dessa faixa etária, de forma a possibilitar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Descrição:
BRITO, A. da S. O. Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.