UEPB - Repositório Digital

Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Adriana da Silva Oliveira
dc.date.accessioned 2019-08-15T14:16:27Z
dc.date.available 2019-08-15T14:16:27Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19975
dc.description BRITO, A. da S. O. Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo desse estudo foi investigar espaços para o brincar no processo de alfabetização, relativo à aprendizagem da leitura e do Sistema de Escrita (SEA). O brincar possibilita que a criança desenvolva habilidades cognitivas, físicas, sociais e criativas. Conforme documentos legais, a criança tem o direito de aprender brincando no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os sujeitos da pesquisa são 14 crianças e 01 professora de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma instituição pública localizada no Município de Cuité-PB. A coleta de dados se deu por meio da observação e de um questionário aplicado à professora regente da turma. Buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2013), de Documentos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica (BRASIL, 2007), e em estudos realizados por Morais (2012), Ramos (2014), Teberosky (1997), Meyer (2004), Kishimoto (2010), dentre outros. Nossa investigação evidenciou que o brincar possui um papel importante no processo de aprendizagem e no processo de desenvolvimento da criança, que se encontra no Ciclo da Alfabetização. Concluímos que faz-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas que envolvam o brincar e considerem as características e necessidades dessa faixa etária, de forma a possibilitar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação prática pt_BR
dc.title Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta