Resumo:
Esta pesquisa trata sobre o letramento digital e a formação docente, com o objetivo de analisar até que ponto a cultura digital se faz presente no projeto pedagógico do curso e nas práticas formativas dos professores dentro do quadro do letramento digital, no curso de Pedagogia da UEPB Campus I. O referencial teórico foi norteado através de pesquisas em livros, artigos, teses, dissertação e sites acadêmicos, e construído a luz de renomados autores como Magda Soares (1999; 2002; 2018), Ângela Kleiman (2005), Antônio Xavier (2002), Serafim e Sousa (2011), Bruno Lira (2016), José Moran (1997; 1999; 2004), Paulo Freire (2014), Pierre Lévy (1999), Roxane Rojo (2013), Vani Kenski (2008) e Marcos Silva (2001; 2004; 2009), entre outros. A metodologia da pesquisa se constituiu a partir do procedimento de um estudo de caso, utilizando como recurso um questionário contendo vinte e cinco questões, objetivas e subjetivas, aplicado a vinte e dois estudantes concluintes do curso de Pedagogia da UEPB. A partir dos dados coletados no contexto de uma abordagem quali-quantitativa se tornou possível identificar a necessidade de um maior enfoque quanto ao letramento digital para a docência do curso em questão; verificar que existe, segundo os participantes, uma carência na apropriação da utilização dos recursos tecnológicos digitais tanto de professores quanto de alunos; e também, que a comunicação, a pesquisa e a publicação, inerentes ao letramento digital, precisam ser mais ativas na vida do estudante em formação.
Descrição:
FREITAS, E. P. G. de. Letramento digital docente: uma análise do perfil de formação dos estudantes em períodos finais do curso de licenciatura em pedagogia da UEPB campus I. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.