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Esta pesquisa trata sobre o letramento digital e a formação docente, com o objetivo de analisar até que ponto a cultura digital se faz presente no projeto pedagógico do curso e nas práticas formativas dos professores dentro do quadro do letramento digital, no curso de Pedagogia da UEPB Campus I. O referencial teórico foi norteado através de pesquisas em livros, artigos, teses, dissertação e sites acadêmicos, e construído a luz de renomados autores como Magda Soares (1999; 2002; 2018), Ângela Kleiman (2005), Antônio Xavier (2002), Serafim e Sousa (2011), Bruno Lira (2016), José Moran (1997; 1999; 2004), Paulo Freire (2014), Pierre Lévy (1999), Roxane Rojo (2013), Vani Kenski (2008) e Marcos Silva (2001; 2004; 2009), entre outros. A metodologia da pesquisa se constituiu a partir do procedimento de um estudo de caso, utilizando como recurso um questionário contendo vinte e cinco questões, objetivas e subjetivas, aplicado a vinte e dois estudantes concluintes do curso de Pedagogia da UEPB. A partir dos dados coletados no contexto de uma abordagem quali-quantitativa se tornou possível identificar a necessidade de um maior enfoque quanto ao letramento digital para a docência do curso em questão; verificar que existe, segundo os participantes, uma carência na apropriação da utilização dos recursos tecnológicos digitais tanto de professores quanto de alunos; e também, que a comunicação, a pesquisa e a publicação, inerentes ao letramento digital, precisam ser mais ativas na vida do estudante em formação. |
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