Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar as contribuições
do trabalho do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade
Estadual da Paraíba, campus Campina Grande, PB, no tocante aos estudos
relacionados à inclusão e de como o NEDESP tem aproximado a UEPB da
comunidade. Desse modo, aqui está o resultado de intervenções pedagógicas
feitas a partir do contato com uma jovem com Síndrome de Down(SD). Para
tanto, tomamos como método a pesquisa qualitativa. Como instrumento
metodológico, utilizamos a observação participante. Nossos contatos com essa
jovem, a partir de atendimentos, que se desenvolveram em três encontros
semanais no período de fevereiro a dezembro de 2018. Foi instigante na
medida em que percebemos o indivíduo com Donw e seu processo de
individualização, em especial quando esse revela a sua identidadecorpórea.
Para tanto, usamos como aporte teórico autores a exemplo ELIAS
(1994),GONZÁLEZ (2002), DINIZ (2007) e MAGALHÃES (2015)
Descrição:
MENEZES, M. P. Desenhando os traços da inclusão: relato de experiência junto ao Núcleo de Educação Especial - UEPB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.