Resumo:
O autismo é um dos desafios enfrentados no âmbito educacional e requer um entendimento
amplo e a constante formação continuada na formação do professor. Nesse sentido é preciso
ter uma grande interação entre escola, família e professor, visando a criação de estratégias que
possam somar no aprendizado e na descoberta de ferramentas que possam ser de grande
auxílio para todos. O autismo requer uma atenção especial do professor. O objetivo geral do
presente estudo é de compreender como ocorreo processo de inclusão de um autista no
cotidiano escolar em uma escola da rede pública de ensino em um município paraibano.
Como percurso metodológico optamos por aplicarmos a pesquisa bibliográfica e estudo de
caso, no qual utilizamos como suporte anotações em diários de campo, observações e leituras
de teóricos que fundamentam os estudos da área como: Kanner (2005), Mello (2005) e
Marton (2014) dentre outros. A investigação já concluída aponta para os autores Kanner
(2005), Mello (2005) e Marton (2014). Conclui-se que, nem sempre ao se descobrir que uma
criança tem autismo, é de fato incluída verdadeiramente no cotidiano escolar.
Descrição:
SOUSA, L. de. Estudo de caso: inclusão do autista no cotidiano escolar - verdade ou utopia?. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.