Resumo:
Este trabalho tem como objetivo identificar qual a influência do marketing farmacêutico na automedicação. Para atingir o objetivo proposto as informações foram obtidas através de um estudo de caso, numa farmácia do centro de Campina Grande–PB, utilizando-se da observação direta. O método utilizado foi da amostragem, de caráter exploratório e quali/quantitativa, no qual o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado com perguntas de múltipla escolha e observação direta. Os resultados apresentados demonstraram que, os clientes da drogaria que se automedicam sabem de maneira inconsciente como o marketing farmacêutico influencia na hora da escolha. Por fim, sobre a opinião relacionada ao uso do marketing farmacêutico, observou-se que a automedicação tem relação direta com o uso irracional de medicamentos, inclusive os que deveriam ser vendidos apenas sob prescrição médica, mas também tem relação com o número de medicamentos que é oferecido e divulgado pela propaganda, na mídia de massa. Dessa forma, conclui-se que esses pontos devem ser melhor analisados e sugere-se a realização de futuros estudos que possam contribuir aos mesmos.
Descrição:
LIMA, I. S. de. A influência do marketing na automedicação: um estudo de caso em uma drogaria de Campina Grande - PB. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]