Resumo:
O artigo que se apresenta faz referência a um trabalho de conclusão do curso de
Pedagogia, que visa investigar na perspectiva docente como se contempla o processo de
adaptação da criança na Educação Infantil, buscando compreender suas opiniões sobre a
adaptação de crianças na educação infantil e entender a importância da acolhida diante
da dificuldade deste processo. Utilizando como métodos para alcançá-los a literatura do
nosso aporte teórico embasam-se em documentos oficiais pertinentes ao tema, bem
como em contribuições dos autores Ahgotti, (2010) Basseadas, (1999); Santos, (2010);
Souza, (2007), dentre outros. Esse trabalho configura-se como pesquisa qualitativa do
tipo estudo de caso, que contou com aplicação de questionários à profissionais da
Educação Infantil juntamente com observações realizadas em uma Escola da Rede
Privada da cidade de Campina Grande/PB, mais especificamente, numa turma do
Infantil III, na qual foi possível conhecer e acompanhar a realidade do processo de
adaptação e a importância da acolhida diante deste período. Percebendo-se por meio
desta pesquisa, que a adaptação das crianças na Educação Infantil é um período de
aprendizado, é novo e dolorido para algumas crianças e familiares.
Descrição:
COSTA, M. P. da. A educação infantil e o processo de adaptação à escola. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.