UEPB - Repositório Digital

As crenças no discurso de professores sobre suas práticas na oralidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira Neto, José Luiz
dc.date.accessioned 2019-08-27T15:36:26Z
dc.date.available 2019-08-27T15:36:26Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20248
dc.description PEREIRA NETO, J. L. As crenças no discurso de professores sobre suas práticas na oralidade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa está nas crenças dos professores de língua inglesa de escolas públicas do ensino regular, mais especificamente no que diz respeito ao uso da oralidade nas aulas de língua inglesa. Como base teórica, para defender as justificativas de tais crenças, foram usados entre outros Barcelos (2001) que afirma que as crenças são pessoais, contextuais, episódicas e têm origem nas nossas experiências, na cultura e no folclore, e as crenças também podem ser internamente inconsistentes e contraditórias. Para a realização desse estudo, foram selecionados quatro professores de língua inglesa de escolas públicas que através de questionários abertos. A análise dos dados permitiu-nos identificar as seguintes crenças: (1) todos os professores acreditam que o ensino da oralidade é relevante; (2) todos eles afirmam que na escola pública esse ensino não é relevante; e ficou evidente que do tempo em que eram alunos até agora como professores, não houve uma grande mudança no que diz respeito ao uso da oralidade. Os resultados coincidem com as teorias base, pois as origens das crenças estão relacionadas, principalmente, às experiências dos participantes enquanto alunos e professores de inglês de escola pública, e seus conhecimentos pessoais. Com isso, podemos constatar que as crenças de que a oralidade é algo definitivamente importante embora não seja utilizada como os entrevistados gostariam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de oralidade pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Origem das crenças pt_BR
dc.title As crenças no discurso de professores sobre suas práticas na oralidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta