Resumo:
O trabalho desenvolvido pelo cuidador escolar está imerso a muitas dificuldades e desafios
que precisam ser superados. Nesse sentido, a produção desse artigo surgiu de algumas
experiências, da autora, vivenciadas em cinco escolas e uma creche da rede municipal de
ensino da cidade de Campina Grande – PB. A atuação foi realizada em turmas desde a
educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste trabalho é
verificar quais as perspectivas e desafios do Cuidador Escolar no processo de inclusão dos
alunos com deficiência na rede regular de ensino. Como objetivos específicos pretendemos
discutir quais as atribuições do cuidador escolar; identificar as dificuldades do cuidador
escolar de crianças com deficiência, no processo de inclusão da rede regular: analisar a
experiência do cuidador no processo de inclusão na escola regular, dos alunos com
deficiência. O percurso metodológico está envolto a leituras que fundamentam essa pesquisa
com base nas contribuições de estudiosos como: Mantoan (2003), Mazzotta (2005), e
Jannuzzi (2006), e ainda pautada na legislação vigente que trata da Educação Especial e tratase, então, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Concluímos que o trabalho
evidencia a necessidade de refletir e ajustar a inserção na pratica do cuidador, nas escolas
regular de ensino, do município de Campina Grande-PB
Descrição:
SOUZA, A. B. de. Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.