UEPB - Repositório Digital

Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Arivania Barboza de
dc.date.accessioned 2019-08-28T23:24:29Z
dc.date.available 2019-08-28T23:24:29Z
dc.date.issued 2019-08-20
dc.identifier.other CDD 371.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20328
dc.description SOUZA, A. B. de. Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho desenvolvido pelo cuidador escolar está imerso a muitas dificuldades e desafios que precisam ser superados. Nesse sentido, a produção desse artigo surgiu de algumas experiências, da autora, vivenciadas em cinco escolas e uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. A atuação foi realizada em turmas desde a educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar quais as perspectivas e desafios do Cuidador Escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Como objetivos específicos pretendemos discutir quais as atribuições do cuidador escolar; identificar as dificuldades do cuidador escolar de crianças com deficiência, no processo de inclusão da rede regular: analisar a experiência do cuidador no processo de inclusão na escola regular, dos alunos com deficiência. O percurso metodológico está envolto a leituras que fundamentam essa pesquisa com base nas contribuições de estudiosos como: Mantoan (2003), Mazzotta (2005), e Jannuzzi (2006), e ainda pautada na legislação vigente que trata da Educação Especial e tratase, então, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Concluímos que o trabalho evidencia a necessidade de refletir e ajustar a inserção na pratica do cuidador, nas escolas regular de ensino, do município de Campina Grande-PB pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª. Me. Kátia Farias Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Cuidador especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Educação especial na perspectiva inclusiva: um relato de experiência com o cuidador escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta