Resumo:
O presente artigo traz uma concisa reflexão histórica acerca da origem da escrita e das primeiras sociedades letradas; diferentes perspectivas de alfabetização; compreensão conceitual acerca das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem no contexto de sala de aula que, em algumas situações, acaba confundindo com as especificidades das dificuldades de leitura e de escrita. E, ao mesmo tempo abordará a importância do professor, que pode se tornar pesquisador de sua própria prática. Desta forma, o presente artigo, tem como objetivo geral compreender de que forma uma professora do primeiro ano do ensino fundamental se refere às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita no processo de alfabetização. Tendo como objetivos específicos desenvolver reflexões voltadas a práxis da professora no que tange à alfabetização; buscar alternativas para minimizar dificuldades constatadas com a professora. Sobre leitura e escrita, em Soares (2003); sobre aprendizagem, em Vygotsky (1988), sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, em Rasia (2017) e outros para dialogar com esse estudo. A metodologia desse estudo está centrada numa pesquisa qualitativa, com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino no município de Puxinanã, interior da Paraíba. Após a coleta dos dados, a partir da entrevista estruturada e das observações em sala de aula pela pesquisadora, foi possível compreender a professora no que se refere às dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.
Descrição:
ARAÚJO, N. R. Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.