dc.contributor.author |
Araújo, Nathalia Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-29T23:29:54Z |
|
dc.date.available |
2019-08-29T23:29:54Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348 |
|
dc.description |
ARAÚJO, N. R. Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo traz uma concisa reflexão histórica acerca da origem da escrita e das primeiras sociedades letradas; diferentes perspectivas de alfabetização; compreensão conceitual acerca das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem no contexto de sala de aula que, em algumas situações, acaba confundindo com as especificidades das dificuldades de leitura e de escrita. E, ao mesmo tempo abordará a importância do professor, que pode se tornar pesquisador de sua própria prática. Desta forma, o presente artigo, tem como objetivo geral compreender de que forma uma professora do primeiro ano do ensino fundamental se refere às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita no processo de alfabetização. Tendo como objetivos específicos desenvolver reflexões voltadas a práxis da professora no que tange à alfabetização; buscar alternativas para minimizar dificuldades constatadas com a professora. Sobre leitura e escrita, em Soares (2003); sobre aprendizagem, em Vygotsky (1988), sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, em Rasia (2017) e outros para dialogar com esse estudo. A metodologia desse estudo está centrada numa pesquisa qualitativa, com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino no município de Puxinanã, interior da Paraíba. Após a coleta dos dados, a partir da entrevista estruturada e das observações em sala de aula pela pesquisadora, foi possível compreender a professora no que se refere às dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof.ª Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |