UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Nathalia Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-08-29T23:29:54Z
dc.date.available 2019-08-29T23:29:54Z
dc.date.issued 2019-06-10
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20348
dc.description ARAÚJO, N. R. Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo traz uma concisa reflexão histórica acerca da origem da escrita e das primeiras sociedades letradas; diferentes perspectivas de alfabetização; compreensão conceitual acerca das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem no contexto de sala de aula que, em algumas situações, acaba confundindo com as especificidades das dificuldades de leitura e de escrita. E, ao mesmo tempo abordará a importância do professor, que pode se tornar pesquisador de sua própria prática. Desta forma, o presente artigo, tem como objetivo geral compreender de que forma uma professora do primeiro ano do ensino fundamental se refere às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita no processo de alfabetização. Tendo como objetivos específicos desenvolver reflexões voltadas a práxis da professora no que tange à alfabetização; buscar alternativas para minimizar dificuldades constatadas com a professora. Sobre leitura e escrita, em Soares (2003); sobre aprendizagem, em Vygotsky (1988), sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, em Rasia (2017) e outros para dialogar com esse estudo. A metodologia desse estudo está centrada numa pesquisa qualitativa, com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino no município de Puxinanã, interior da Paraíba. Após a coleta dos dados, a partir da entrevista estruturada e das observações em sala de aula pela pesquisadora, foi possível compreender a professora no que se refere às dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Reflexões sobre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de uma professora no processo de alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta