Resumo:
Esta pesquisa parte dos estudos do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Iniciação
Cientifica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), partindo do
princípio de como a educação pública brasileira vem ganhando novas configurações nessa
segunda década do século XXI, principalmente, no tocante ao modelo de gestão e dos
responsáveis pela manutenção da parte pedagógica das escolas e das redes públicas de ensino.
Consiste em uma análise documental, tendo material empírico textos/documentos
relacionados à assessoria prestada à rede Municipal de educação do Município de Campina
Grande\PB pela Fundação Lemann. Toma como suporte teórico principal as análises de
Stephen Ball (2014) no sentido de analisar se a referida parceria se constitui enquanto rede de
governança e como esta pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico,
condição à politização dos sujeitos da educação. Conclui-se que a “parceria” com a Fundação
Lemann coloca a educação municipal numa rede de política articulada em âmbito nacional e
com os Estados Unidos, objetivando a formação de gestores e técnicos que devem atuar como
multiplicadores do referido modelo de gestão, que deve ser centrado na tecnologia, nos
projetos de vida dos estudantes e no pensamento crítico. Embora numa perspectiva do
“neoliberalismo roll-out”a proposta formativa da Fundação Lemann pode contribuir com a
politização na medida em que favoreça o desenvolvimento de habilidades e competências de
leitura, escrita, cálculo, conhecimento dos diferentes tempos e espaços da existência humana e
seja capaz de contribuir elevando os indicadores educacionais, uma vez que sujeitos com
melhores níveis de desenvolvimento tornam-se capazes de exercerem melhor sua cidadania e
de fazerem melhores escolhas.
Descrição:
COSTA, A. O. Currículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitos. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.