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Currículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitos

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dc.contributor.author Costa, Aline Oliveira
dc.date.accessioned 2019-08-29T23:34:16Z
dc.date.available 2019-08-29T23:34:16Z
dc.date.issued 2019-06-13
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20350
dc.description COSTA, A. O. Currículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitos. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa parte dos estudos do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), partindo do princípio de como a educação pública brasileira vem ganhando novas configurações nessa segunda década do século XXI, principalmente, no tocante ao modelo de gestão e dos responsáveis pela manutenção da parte pedagógica das escolas e das redes públicas de ensino. Consiste em uma análise documental, tendo material empírico textos/documentos relacionados à assessoria prestada à rede Municipal de educação do Município de Campina Grande\PB pela Fundação Lemann. Toma como suporte teórico principal as análises de Stephen Ball (2014) no sentido de analisar se a referida parceria se constitui enquanto rede de governança e como esta pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico, condição à politização dos sujeitos da educação. Conclui-se que a “parceria” com a Fundação Lemann coloca a educação municipal numa rede de política articulada em âmbito nacional e com os Estados Unidos, objetivando a formação de gestores e técnicos que devem atuar como multiplicadores do referido modelo de gestão, que deve ser centrado na tecnologia, nos projetos de vida dos estudantes e no pensamento crítico. Embora numa perspectiva do “neoliberalismo roll-out”a proposta formativa da Fundação Lemann pode contribuir com a politização na medida em que favoreça o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, escrita, cálculo, conhecimento dos diferentes tempos e espaços da existência humana e seja capaz de contribuir elevando os indicadores educacionais, uma vez que sujeitos com melhores níveis de desenvolvimento tornam-se capazes de exercerem melhor sua cidadania e de fazerem melhores escolhas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prf. Dr. Francisca pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Rede de governança pt_BR
dc.subject Parceria público-privado pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.title Currículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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