Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar se as orientações de ensino de produção textual
do Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º do Ensino Fundamental adotado em escolas
públicas do Estado da Paraíba estão em conformidade com a BNCC. No atual cenário da educação
brasileira, passamos por um processo de mudanças que visam a melhoria na qualidade da
aprendizagem dos cidadãos através de uma formação comum a todos apresentado em vários
documentos, entre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com as atualizações trazidas
pela BNCC, transformações emergem, principalmente, no material didático utilizado nas escolas
públicas, em específico o livro, foco da nossa análise nesse trabalho. A discussão apresentada foi
desenvolvida através de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, sendo analisado o
Livro Didático de Português adotado por escolas públicas do Estado da Paraíba levando em
consideração o aporte teórico recorremos aos estudos de Koch & Elias (2009), PCN (1998), Dolz
& Schneuwly (1998), Marcuschi (2008), BNCC (2017), dentre outros. Os resultados obtidos nos
permitiram encontrar evidências que o referido traz propostas de textos que seguem as orientações
do novo documento, observamos que as atividades de produção textuais abordadas no livro são
relacionadas à vivência do aluno, sendo interacionista sociodircursiva o que auxilia no processo
de escrita. Consideramos que é necessário a participação de todos os envolvidos no processo
educacional para que a BNCC não seja apenas um documento datado, partindo principalmente da
formação do professor e da modificação do material didático de acordo com as novas normas.
Descrição:
FERREIRA, D. E. Aproximações entre o texto BNCC e o ensino de produção textual no livro didático de português. 2019. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.