UEPB - Repositório Digital

A escola e a formação docente: tessituras de uma formação continuada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Duarte, Josilma Irlâne Sousa
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:34:08Z
dc.date.available 2013-09-20T12:34:08Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 378.007
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2046
dc.description Duarte, J. I. S. A escola e a formação docente: tessituras de uma formação continuada. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem é um processo que inicia ao nascer e ocorre durante toda a vida. O presente trabalho tem como objetivo abordar questões de como estão sendo trabalhadas e compreendidas a formação continuada dos Docentes e como a mesma tem de alguma forma contribuído para a constituição das identidades destes/as profissionais. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa e teve início com uma revisão bibliográfica na intenção de fazer um levantamento histórico e teórico que nos facilitasse a análise e compreensão do tema abordado. Assim a abordagem metodológica segue uma proposta com um paradigma de cunho científico e teórico de Zotti (2004), Freire (2006), Gadotti (1991), Libâneo (2001), Rios (2001), entre outros/outras autores/as. E como resultado: Percebemos que existe uma necessidade urgente de mudança no que diz respeito a Formação continuada de Docentes. A formação continuada de professores é, provavelmente a área mais sensível das mudanças em curso no setor educativo. Percebemos quão árdua é a luta do educador comprometido e responsável com a sua profissão, não é nada fácil planejar, lidar com pessoas de diferentes personalidades e, na hora do aperto, saber contornar a situação. O/a professor/a é o/a agente principal que intervêm na formação dos seus alunos e que é preciso que essa tarefa seja feita com excelência, a fim de conduzir o mesmo a uma realidade transformadora, crítica e autônoma. Esperamos com essa pesquisa possa contribuir para os estudos que estão sendo desenvolvidos nesta área para um melhor desempenho do profissional da educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edilazir Lopes da Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title A escola e a formação docente: tessituras de uma formação continuada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta