dc.contributor.author |
Duarte, Josilma Irlâne Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-20T12:34:08Z |
|
dc.date.available |
2013-09-20T12:34:08Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 378.007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2046 |
|
dc.description |
Duarte, J. I. S. A escola e a formação docente: tessituras
de uma formação continuada. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A aprendizagem é um processo que inicia ao nascer e ocorre durante toda a vida. O presente
trabalho tem como objetivo abordar questões de como estão sendo trabalhadas e
compreendidas a formação continuada dos Docentes e como a mesma tem de alguma forma
contribuído para a constituição das identidades destes/as profissionais. A metodologia da
pesquisa é de caráter qualitativa e teve início com uma revisão bibliográfica na intenção de
fazer um levantamento histórico e teórico que nos facilitasse a análise e compreensão do tema
abordado. Assim a abordagem metodológica segue uma proposta com um paradigma de
cunho científico e teórico de Zotti (2004), Freire (2006), Gadotti (1991), Libâneo (2001), Rios
(2001), entre outros/outras autores/as. E como resultado: Percebemos que existe uma
necessidade urgente de mudança no que diz respeito a Formação continuada de Docentes. A
formação continuada de professores é, provavelmente a área mais sensível das mudanças em
curso no setor educativo. Percebemos quão árdua é a luta do educador comprometido e
responsável com a sua profissão, não é nada fácil planejar, lidar com pessoas de diferentes
personalidades e, na hora do aperto, saber contornar a situação. O/a professor/a é o/a agente
principal que intervêm na formação dos seus alunos e que é preciso que essa tarefa seja feita
com excelência, a fim de conduzir o mesmo a uma realidade transformadora, crítica e
autônoma. Esperamos com essa pesquisa possa contribuir para os estudos que estão sendo
desenvolvidos nesta área para um melhor desempenho do profissional da educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Edilazir Lopes da Cunha |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
A escola e a formação docente: tessituras de uma formação continuada |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |