Resumo:
No sistema de ensino de língua estrangeira tem-se observado a importância dada ao estudo da metodologia usada pelos professores nas aulas de língua. Verificamos que muito há para ser mudado e que a grande preocupação é com a motivação dos alunos para a aprendizagem de um novo idioma. Nesse sentido, escrevemos esse artigo com o objetivo de mostrar como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para que o aprendiz se sinta motivado e comprometido com sua aprendizagem, acreditando no próprio valor e melhorando sua autoestima. Pesquisas mostram que certas práticas sociais e culturais, ao invés de conduzirem ao empoderamento de grupos socioeconomicamente desfavorecidos, contribuem para deixá-los à margem da sociedade. Essa pesquisa é de caráter bibliográfico e descritivo, pois buscou informações em fontes que já apontam para a problemática aqui citada. Ao final, mostramos como os professores podem planejar atividades criativas, lúdicas e motivadoras no intuito de ajudar o aprendiz a percorrer o caminho do sucesso na aquisição de um novo idioma.
Descrição:
GUIMARÃES, I. C. O. O lúdico nas aulas de língua inglesa como recurso de aprendizagem. 2012. 18p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.