Resumo:
A dificuldade dos docentes trabalharem conceitos em sala de aula ocorrem nos diversos níveis de escolarização, refletindo diretamente no processo de aprendizagem dos educandos. É possível observar que no ensino da Física não é diferente, ao abordarem o conceito de flutuação dos corpos os docentes já direcionam para o princípio de Arquimedes e muitas vezes utilizam falsas abordagens históricas, ou interpretações errôneas dos conceitos científicos criando visões equivocadas da ciência. Nesse paradigma, a presente pesquisa tem por objetivo, traçar uma comparação acerca do conceito cibernético de flutuação dos corpos com o modelo de Arquimedes. A metodologia utilizada foi à pesquisa quali- quantitativa e histórica, através da análise de seis sites de busca, onde foi possível observar a carência de abordagens históricas de forma contextualizada para a formação continuada dos educandos que tem a internet como ferramenta para trabalhos escolares.
Descrição:
TENÓRIO, T. R. G. Análise do aspecto conceitual cibernético de flutuação dos corpos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.