Resumo:
As dificuldades no ensino-aprendizagem de Química constituem-se como assuntos frequentes a cada dia e ao mesmo tempo preocupantes, na Educação Brasileira. Sendo assim é de extrema importância que se busque possíveis alternativas para se aperfeiçoar este ensino. Foi realizado um estudo de caso onde buscaram-se investigar a percepção dos discentes das escolas públicas acerca das dificuldades enfrentadas na sala de aula e na escola, levando em consideração além dos demais fatores, as práticas pedagógicas dos docentes e suas prováveis formas de solucioná-las. Utilizando a pesquisa de campo por meio de um questionário para alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral José Bronzeado Sobrinho na cidade de Remígio no interior da Paraíba e o embasamento teórico por meio de pesquisas bibliográficas, busca-se uma solução que explique os problemas no Ensino de Química objetivando também em um pensar na prática da docência. A análise das respostas dadas pelos alunos, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que eles apresentam inúmeras dificuldades dentre elas a falta de discernimento acerca da importância da Química na formação desses.
Descrição:
DIAS, J. G. B. Concepções dos discentes da educação básica acerca das dificuldades e perspectivas em relação ao processo de aprendizagem em Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.