Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar “Uma leitura filosófica da Educação Homérica”,
visto que é com Homero que se institui o processo de formação do indivíduo e da cidade no
período Antigo. Homero em a Ilíada e a Odisseia nos apresenta e nos convida a refletir sobre
o papel da areté na polis, visando formar uma cidade nobre que deveria ser,
consequentemente, guerreira. Com Homero o Mito é a base para a formação de um povo
nobre e para a construção da cidade valente, honrosa e vitoriosa. Como fonte metodológica
dividimos esse trabalho em duas seções, sendo a primeira intitulada de “Reflexões sobre o
sentido do Mito”, e, a segunda chamada “A Educação para a Virtude em Homero”. Neste
trabalho apresentamos que o mito é um aspecto predominante das culturas que possuem a
tradição oral como fundamento das suas origens. E que nesses modelos de cultura se fazia
necessário que a polis viesse a se tornar guerreira, devendo aspirar à vitória na guerra. Logo,
vencer o inimigo simbolizava a excelência, a imponência e a demonstração da eficácia do
processo formativo daquele povo, eram defensores de si e da sua cidade, como fizera Homero
nas obras, a saber, na Ilíada e na Odisseia.
Descrição:
FREITAS, L. B. Uma leitura filosófica da educação homérica. 2019. 23 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.