Resumo:
O presente artigo tem como objetivo investigar o processo de amizade na infância, sob o olhar
da História e da Sociologia da Infância, através da observação da cultura de pares. O nosso
interesse surgiu da necessidade de entender como os vínculos de amizade são construídos
entre crianças de 2 a 3 anos. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo,
através da observação de uma sala de Educação Infantil, com crianças de 2 a 3 anos, em uma
escola da rede privada de Campina Grande – PB, no ano de 2015. A pesquisa tem
características qualitativa e etnográfica, e foi realizada por meio de observação de como as
crianças interagem em forma de pares, no cotidiano escolar, e de como elas estabelecem seus
vínculos de amizade. Pouquíssima atenção tem sido ofertada à amizade e à cultura lúdica,
construídas pelas crianças ao brincar com seus companheiros, e como tais práticas contribuem
para o pleno aprendizado, resultando em crianças ativas e saudáveis intelectualmente. Os
resultados obtidos revelaram através de reflexão que as concepções de infância, criança e
amizade possuem fundamentação científica, que demostra a grande importância dessa
temática. Consideramos que as crianças da instituição de Educação Infantil pesquisada,
constituem um interessante grupo, onde existem vínculos de afeto, possibilitando um estudo
fértil sobre amizade e cultura de pares.
Descrição:
LACERDA, L. S. Os vínculos de amizades construídos entre crianças de 2 a 3 anos na educação infantil. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.