UEPB - Repositório Digital

Importância do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Thayanne Lira
dc.date.accessioned 2019-09-23T20:30:14Z
dc.date.available 2019-09-23T20:30:14Z
dc.date.issued 2017-07-28
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20899
dc.description BARBOSA, T. L. Importãncia do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do acompanhamento terapêutico no processo de inclusão de uma criança autista na escola. Para isso, relatamos a experiência que vivenciamos em uma escola de rede pública de ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba no bairro da Liberdade. O trabalho desenvolvido há mais de 1 ano e 7 meses, vem promovendo discussões acerca do trabalho do Acompanhante terapêutico, bem como suas contribuições e desafios. Temos como foco de discussão o trabalho do AT de uma criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), aluna do 2º ano fundamental, do sexo feminino com 8 (oito) anos de idade, residente de Campina Grande- PB. Como referencial teórico, utilizamos autores como Leboyer (1987), Gómez e Terán (2014), Cunha (2015), entre outros e a leitura de documentos norteadores da Educação Inclusiva como o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM V e a Lei 9394/96, que trata da Educação Especial. Os resultados mostram que a presença do acompanhante terapêutico na escola promoveu um grande avanço no sujeito, suas estratégias pedagógicas fizeram com que o seu aluno se tornasse cada vez mais autônomo e sua prática se tornou um importante recurso para a inclusão escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Me. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Acompanhamento terapêutico pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Importância do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta