Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do acompanhamento terapêutico
no processo de inclusão de uma criança autista na escola. Para isso, relatamos a experiência
que vivenciamos em uma escola de rede pública de ensino na cidade de Campina Grande,
Paraíba no bairro da Liberdade. O trabalho desenvolvido há mais de 1 ano e 7 meses, vem
promovendo discussões acerca do trabalho do Acompanhante terapêutico, bem como suas
contribuições e desafios. Temos como foco de discussão o trabalho do AT de uma criança
com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), aluna do 2º ano fundamental, do sexo feminino
com 8 (oito) anos de idade, residente de Campina Grande- PB. Como referencial teórico,
utilizamos autores como Leboyer (1987), Gómez e Terán (2014), Cunha (2015), entre outros
e a leitura de documentos norteadores da Educação Inclusiva como o Manual de Diagnóstico
e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM V e a Lei 9394/96, que trata da Educação
Especial. Os resultados mostram que a presença do acompanhante terapêutico na escola
promoveu um grande avanço no sujeito, suas estratégias pedagógicas fizeram com que o seu
aluno se tornasse cada vez mais autônomo e sua prática se tornou um importante recurso para
a inclusão escolar.
Descrição:
BARBOSA, T. L. Importãncia do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.