Resumo:
Este trabalho discute a respeito da formação de valores éticos e humanos no
ensino fundamental I, a partir do cinema de animação. Trata-se de uma
experiência de prática de ensino com oficinas pedagógicas temáticas, com
crianças de uma escola particular em que o debate sobre convivência, diferença
articulado a valores éticos e humanos fez parte da pesquisa desenvolvida neste
estudo. Trabalhar sobre a formação de valores éticos e humanos é importante
para a convivência escolar a partir da diferença, pois esses valores são
construídos a partir da escola no contexto da sociabilidade infantil. Este artigo tem
por objetivo geral discutir sobre valores humanos e éticos a partir da convivência
com a diferença problematizando o cinema na formação educativa de crianças do
ensino fundamental I em uma escola de rede particular de ensino de Campina
Grande – PB. Partimos da discussão em torno da concepção de ética com
Gonçalo (2008) e sobre cinema através de Belloni (2001); Duarte (2002) e
Napolitano (2003). A metodologia utilizada é qualitativa do tipo pesquisa-ação,
aplicando oficinas pedagógicas temáticas. Os sujeitos participantes da nossa
pesquisa foram crianças do 1° ano do ensino fundamental e a professora Estrela,
da sala. Utilizamos a observação participante como técnica, e como instrumentos
de pesquisa o filme “Dumbo” (1941), e o curta sobre a ética e a valorização das
diferenças em sala de aula. Esta pesquisa nos permitiu compreender a
importância da discussão sobre valores éticos na convivência escolar a partir da
diferença com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de nossa
vivência com crianças nesta pesquisa, compreendemos o tão importante é
desenvolver um trabalho pedagógico com os valores éticos com crianças.
Descrição:
VITURIANO, S. A. A convivência na diferença, educar a infância com valores éticos: o cinema de animação na sala de aula. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.