Resumo:
Esta monografia se constitui de um relato de experiência vivenciada durante o
desenvolvimento de um Projeto de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
com práticas de leitura e escrita no contexto da Alfabetização e do Letramento com
condutores analfabetos ou semialfabetizados em treinamento para resgate das suas carteiras
nacional de habilitação (CNH). Tem como objetivo geral perceber as contribuições deste
Projeto para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores.
Como objetivos específicos destacamos: elencar alguns fatores importantes no processo de
aprendizagem e mostrar o papel do professor como propulsor da vontade de aprender do
aluno e como motivador em situação de aprendizagem. A metodologia constou de: a) uma
pesquisa bibliográfica para compreender o processo de alfabetização no Brasil, os conceitos
de alfabetização e letramento, as suas especificidades, como também suas correlações no
processo da aprendizagem, além de compreender fatores importantes no processo de
aprendizagem e o papel da motivação neste processo e; b) de uma análise de algumas
situações vivenciadas com os condutores analfabetos durante o Projeto. Recorremos, a
estudos de autores como Frade (2007), Mortatti (2006), Kleiman (2005), Soares (2017, 2018),
Bruner (apud BESSA, 2008), dentre outros, para fundamentar este estudo e análise.
Concluímos que a experiência foi positiva, já que 80% dos condutores que passaram pela
formação foram aprovados na avaliação de leitura e escrita. Isto revelou que o trabalho com a
leitura e a escrita, na proposta de alfabetizar letrando com os condutores resultou em uma
maior compreensão da língua escrita por estes, que movidos pela motivação extrínseca, foram
estimulados a fazerem novas descobertas, tanto no mundo da escrita, quanto em sua forma de
enxergar a si mesmo. No primeiro, porque se apropriaram do código escrito e conseguiram
codificar e decodificar; no segundo porque, passaram a se enxergar como sujeitos capazes de
aprender, mesmo estando “velhos demais”, conforme eles mesmos. Por fim, concluímos da
importância do papel mediador do aluno/a extensionista no processo, a partir dos próprios
relatos dos condutores.
Descrição:
AZEVEDO, M. S. C. de. Contribuições do projeto de extensão "Universidade em campo pela humanização do trânsito e os caminhos da educação no trânsito: responsabilidade com a vida" para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores analfabetos. 2019. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.