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Contribuições do projeto de extensão "Universidade em campo pela humanização do trânsito e os caminhos da educação no trânsito: responsabilidade com a vida" para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores analfabetos

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dc.contributor.author Azevedo, Meiryllianne Suzy Cruz de
dc.date.accessioned 2019-10-23T23:18:16Z
dc.date.available 2019-10-23T23:18:16Z
dc.date.issued 2019-08-19
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21036
dc.description AZEVEDO, M. S. C. de. Contribuições do projeto de extensão "Universidade em campo pela humanização do trânsito e os caminhos da educação no trânsito: responsabilidade com a vida" para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores analfabetos. 2019. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia se constitui de um relato de experiência vivenciada durante o desenvolvimento de um Projeto de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com práticas de leitura e escrita no contexto da Alfabetização e do Letramento com condutores analfabetos ou semialfabetizados em treinamento para resgate das suas carteiras nacional de habilitação (CNH). Tem como objetivo geral perceber as contribuições deste Projeto para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores. Como objetivos específicos destacamos: elencar alguns fatores importantes no processo de aprendizagem e mostrar o papel do professor como propulsor da vontade de aprender do aluno e como motivador em situação de aprendizagem. A metodologia constou de: a) uma pesquisa bibliográfica para compreender o processo de alfabetização no Brasil, os conceitos de alfabetização e letramento, as suas especificidades, como também suas correlações no processo da aprendizagem, além de compreender fatores importantes no processo de aprendizagem e o papel da motivação neste processo e; b) de uma análise de algumas situações vivenciadas com os condutores analfabetos durante o Projeto. Recorremos, a estudos de autores como Frade (2007), Mortatti (2006), Kleiman (2005), Soares (2017, 2018), Bruner (apud BESSA, 2008), dentre outros, para fundamentar este estudo e análise. Concluímos que a experiência foi positiva, já que 80% dos condutores que passaram pela formação foram aprovados na avaliação de leitura e escrita. Isto revelou que o trabalho com a leitura e a escrita, na proposta de alfabetizar letrando com os condutores resultou em uma maior compreensão da língua escrita por estes, que movidos pela motivação extrínseca, foram estimulados a fazerem novas descobertas, tanto no mundo da escrita, quanto em sua forma de enxergar a si mesmo. No primeiro, porque se apropriaram do código escrito e conseguiram codificar e decodificar; no segundo porque, passaram a se enxergar como sujeitos capazes de aprender, mesmo estando “velhos demais”, conforme eles mesmos. Por fim, concluímos da importância do papel mediador do aluno/a extensionista no processo, a partir dos próprios relatos dos condutores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Cristina Sales Cru pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ressignificação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Contribuições do projeto de extensão "Universidade em campo pela humanização do trânsito e os caminhos da educação no trânsito: responsabilidade com a vida" para a ressignificação do mundo da escrita e a elevação da autoestima dos condutores analfabetos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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