Resumo:
Este trabalho discute o Curso de Pedagogia. Para tanto, faz uma digressão histórica no sentido
de delinear fatos relevantes ao longo do tempo que implicaram na criação e mudança no
Curso em tela. Situam-se acontecimentos marcantes para a criação de tal Curso, em
específico, aqueles pertinentes à legislação brasileira, tais como a criação do Curso de
Pedagogia em 1939, mas também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº
4.024/1961 e nº 9.394/1996, o Parecer nº 252/1969 dentre outros. Assim, recorremos à
pesquisa documental como procedimento metodológico. Por meio dos documentos analisados
entende-se que ao longo do tempo o Curso de Pedagogia sofreu alterações significativas em
seu currículo, bem como no perfil do profissional a ser formado. E, neste momento, indaga-se
ainda a pertinência de um pedagogo generalista através de currículos fragmentados para
atender a demandas diversas, escolares e extraescolares.
Descrição:
SILVA, L. P. da. A história do curso de pedagogia no Brasil: criação e consolidação. 2018. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.