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O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças

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dc.contributor.author Andrade, Karine Rodrigues de
dc.date.accessioned 2019-11-29T16:42:41Z
dc.date.available 2019-11-29T16:42:41Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21215
dc.description ANDRADE, K. R. de. O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças. 2019. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract No presente artigo temos por objetivo analisar as contribuições do brincar na infância e, sob o olhar e sentir de crianças que frequentam a pré-escola, também analisar o espaço e valor atribuídos ao brincar, por instituição escolar que atendem a essas crianças. Atualmente há uma crescente escolarização precoce, por parte de instituições de Educação Infantil, exigindo de crianças competências exacerbadas, e acabam por secundarizar atividades lúdicas, fundamentais para o desenvolvimento integral dessas crianças, bem como para aprendizagens mais significativas. A instituição campo de pesquisa foi uma escola da rede privada de ensino da cidade de Fagundes-PB. A pesquisa de cunho qualitativa ocorreu através de entrevistas/conversas e observações do brincar, por crianças de 4 a 5 anos de idade, que frequentavam a referida instituição durante o período de março a novembro de 2018. Assim sendo, elas se constituíram os sujeitos deste estudo. Para fundamentar o trabalho, buscamos contribuições em VYGOTSKY (1998), FRIEDMMAN (2012), MOYLES (2006), dentre outros. Além de se observar a preferência por brincadeiras que envolvem aparelhos eletrônicos, crianças são privadas de brincar livremente em espaços públicos, em decorrência, dentre outros, dos índices de violência urbana. Ademais, instituições escolares parecem limitar os espaços do brincar, e primam por uma escolarização precoce na Educação Infantil. Em instituições que atendem este nível de educação, o brincar pode ser considerado uma atividade barulhenta e improdutiva. O ato de brincar, garantido por lei e em documentos oficiais que norteiam práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil no Brasil, ainda não garante e valoriza efetivamente essa ação lúdica que otimiza o desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Um dos principais resultados deste estudo, revela a supervalorização da realização de atividades em folhas e livros e a desvalorização do desenvolvimento e aprendizagens favorecidas pelo brincar, sendo este reduzido apenas ao tempo do intervalo, contrariando os parâmetros oficiais que foram criados para nortear práticas dentro da Educação Infantil. Por fim, concluímos que, apesar de ainda ser difícil para as pessoas valorizarem o brincar, para além de uma atividade ociosa e barulhenta, as atividades lúdicas por meio de brincadeiras e jogos são imprescindíveis para o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos sociais, físico-motores, cognitivo, psicológicos, afetivos, dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Educação pré-escolar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


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