Resumo:
Considerando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as
transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo
de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de
língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero
digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do
lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico,
visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a
inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a
fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa
bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa
à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos,
entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006),
Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos
demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa
representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento,
é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos.
Descrição:
NEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.