dc.contributor.author |
Negromonte, Eridinaide Machado |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-29T16:43:36Z |
|
dc.date.available |
2019-11-29T16:43:36Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216 |
|
dc.description |
NEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as
transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo
de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de
língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero
digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do
lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico,
visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a
inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a
fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa
bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa
à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos,
entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006),
Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos
demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa
representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento,
é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profª. Drª. Dalva Lobão Assis |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Charge eletrônica |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexão crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |