UEPB - Repositório Digital

Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Negromonte, Eridinaide Machado
dc.date.accessioned 2019-11-29T16:43:36Z
dc.date.available 2019-11-29T16:43:36Z
dc.date.issued 2019-11-22
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216
dc.description NEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico, visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos, entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006), Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento, é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Charge eletrônica pt_BR
dc.subject Reflexão crítica pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta