Resumo:
A inclusão da língua inglesa no currículo das escolas de ensino básico brasileiras figura como
de suma importância haja vista que propicia uma educação universalizada e diálogos
distintos com outros países. Assim sendo, a BNCC/2017 prevê o ensino de inglês no
ambiente escolar com um “caráter formativo”. Sob à luz da ótica dos gêneros e não mais dos
tipos textuais, temos segundo Schneuwly & Dolz (2004, p. 74), que "é através dos gêneros
que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes". Assim sendo,
crê-se que consciência crítica sobre o aprendizado da lingua inglesa desenvolva – se através
da abordagem do letramento crítico, promovendo não só o desenvolvimento das
habilidades linguísticas dos aprendizes, como também cidadãos detentores de pensamento
crítico. Dentre os vários gêneros existentes e considerando a dificuldade existente em escolher
um gênero que consiga atrair a atenção dos alunos e envolvê-los, optou-se pela música haja
vista que faz parte do dia a dia de grande parte dos estudantes, resultando numa empatia
conjunta por este gênero, estudos vistos na literatura revelam uma maior preferência dos
alunos por esse gênero no que se refere a aprendizagem de LEM - Inglês, em comparação a
quaisquer outros materiais de apoio. Assim sendo, o objetivo desse estudo é mostrar que o
gênero música pode ser utilizado como ferramenta para letramento crítico do alunado nas
aulas de lígua inglesa.
Descrição:
BARBOSA, I. de M. Música como ferramenta de letramento crítico no ensino de língua inglesa. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.