UEPB - Repositório Digital

Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Virginia dos Santos
dc.date.accessioned 2019-12-04T23:16:36Z
dc.date.available 2019-12-04T23:16:36Z
dc.date.issued 2019-11-22
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21256
dc.description SOUZA, M. V. dos S. Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Na atual sociedade, a convivência das crianças e adolescentes com o digital, ou seja, com as tecnologias da informação e da comunicação, com a celeridade das informações, mudaram as relações de estar no mundo, bem como no ambiente educacional, solicitando, que a escola também faça parte dessas mudanças, tendo em vista um ensino e aprendizagem atrativo e significativo. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisa a implementação e a utilização da plataforma Google Classroom em uma experiência com o ensino hibrido nas aulas de química em uma turma de ensino médio de uma escola estadual em Puxinanã/PB. Para a escrita, nos fundamentamos em: MORAN (2015) para tratar o Ensino Hibrido; TRIPP (2005) a Pesquisa-ação; KENSKI (2012) a Educação e Tecnologias, LÉVY (2007) o Ciberespaço, entre outros. O estudo é do tipo exploratório no contexto de uma abordagem qualitativa/quantitativa e de intervenção, aliando aspectos qualitativos aos dados quantitativos, através da observação, da análise do uso da plataforma pelos participantes. Portanto, percebemos que a conjugação entre a sala de aula física e a virtual é uma alternativa para uma possível melhora no processo ensino e aprendizagem, tendo em vista que os estudantes participantes e a professora colaboradora demonstraram satisfação com a implementação e utilização da interface digital na disciplina de Química, e, por conseguinte, os dados coletados e analisados demonstram que houve melhora na utilização do ensino hibrido no tocante a metodologia da professora, bem como, no aprendizado dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ms. Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação - TIC pt_BR
dc.subject Google classrom - Plataforma educacional pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta