Resumo:
Na atual sociedade, a convivência das crianças e adolescentes com o digital, ou seja, com as
tecnologias da informação e da comunicação, com a celeridade das informações, mudaram as relações
de estar no mundo, bem como no ambiente educacional, solicitando, que a escola também faça parte
dessas mudanças, tendo em vista um ensino e aprendizagem atrativo e significativo. Sendo assim, o
presente estudo tem como objetivo geral analisa a implementação e a utilização da plataforma Google
Classroom em uma experiência com o ensino hibrido nas aulas de química em uma turma de ensino
médio de uma escola estadual em Puxinanã/PB. Para a escrita, nos fundamentamos em: MORAN
(2015) para tratar o Ensino Hibrido; TRIPP (2005) a Pesquisa-ação; KENSKI (2012) a Educação e
Tecnologias, LÉVY (2007) o Ciberespaço, entre outros. O estudo é do tipo exploratório no contexto
de uma abordagem qualitativa/quantitativa e de intervenção, aliando aspectos qualitativos aos dados
quantitativos, através da observação, da análise do uso da plataforma pelos participantes. Portanto,
percebemos que a conjugação entre a sala de aula física e a virtual é uma alternativa para uma possível
melhora no processo ensino e aprendizagem, tendo em vista que os estudantes participantes e a
professora colaboradora demonstraram satisfação com a implementação e utilização da interface
digital na disciplina de Química, e, por conseguinte, os dados coletados e analisados demonstram que
houve melhora na utilização do ensino hibrido no tocante a metodologia da professora, bem como, no
aprendizado dos estudantes.
Descrição:
SOUZA, M. V. dos S. Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.