Resumo:
O presente trabalho consiste em uma monografia sobre a influência da motivação e da
autoestima no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estão imbricadas uma a outra, e
são essenciais no ensino e aprendizado. Desse modo, temos como objetivo geral: investigar
como o professor pode influenciar positivamente a motivação de seus alunos durante o
processo de ensino/aprendizagem; e como objetivos específicos: compreender a motivação
como fator de influência no processo de ensino/aprendizagem; verificar a influência da prática
pedagógica na motivação dos alunos; e analisar como a autoestima do docente e do discente
contribui para o processo de ensino/aprendizagem. O processo metodológico constitui-se por
meio da observação realizada no ambiente de ensino superior, mais especificamente durante o
curso de Pedagogia, leituras bibliográficas, tais como: Tapia e Fita (2015); Avelar (2015);
Gadotti (2011); entre outros. Utilizamos como pesquisa qualitativa o estudo de caso, o qual
foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo como público alvo uma
turma do curso de Pedagogia, constituída por 17 alunas, com investigação através da
aplicação de um questionário com 8 questões abertas. A partir dos resultados e discussões
salientamos que o processo de ensino-aprendizagem depende principalmente da motivação
dos alunos, e dos professores, não se pode desvincular essa forte relação entre o que o motiva
a ensinar e a aprender, de como isso é realizado na prática. A prática do docente reflete suas
motivações internas e/ou externas, sendo que tal prática tem como consequência a influência
na motivação de seus próprios alunos, o que importa é fazer dessa prática motivadora,
construtiva e significativa.
Descrição:
PALHANO, E. S. Motivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPB. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.