UEPB - Repositório Digital

Motivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Palhano, Evelly Santos
dc.date.accessioned 2019-12-04T23:26:13Z
dc.date.available 2019-12-04T23:26:13Z
dc.date.issued 2019-09-23
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21259
dc.description PALHANO, E. S. Motivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPB. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste em uma monografia sobre a influência da motivação e da autoestima no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estão imbricadas uma a outra, e são essenciais no ensino e aprendizado. Desse modo, temos como objetivo geral: investigar como o professor pode influenciar positivamente a motivação de seus alunos durante o processo de ensino/aprendizagem; e como objetivos específicos: compreender a motivação como fator de influência no processo de ensino/aprendizagem; verificar a influência da prática pedagógica na motivação dos alunos; e analisar como a autoestima do docente e do discente contribui para o processo de ensino/aprendizagem. O processo metodológico constitui-se por meio da observação realizada no ambiente de ensino superior, mais especificamente durante o curso de Pedagogia, leituras bibliográficas, tais como: Tapia e Fita (2015); Avelar (2015); Gadotti (2011); entre outros. Utilizamos como pesquisa qualitativa o estudo de caso, o qual foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo como público alvo uma turma do curso de Pedagogia, constituída por 17 alunas, com investigação através da aplicação de um questionário com 8 questões abertas. A partir dos resultados e discussões salientamos que o processo de ensino-aprendizagem depende principalmente da motivação dos alunos, e dos professores, não se pode desvincular essa forte relação entre o que o motiva a ensinar e a aprender, de como isso é realizado na prática. A prática do docente reflete suas motivações internas e/ou externas, sendo que tal prática tem como consequência a influência na motivação de seus próprios alunos, o que importa é fazer dessa prática motivadora, construtiva e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ms. Kátia Farias Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autoestima pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Motivação no ensino pt_BR
dc.subject Motivação na aprendizagem pt_BR
dc.title Motivação (ação): um estudo de caso com uma turma do 8º período em Pedagogia na UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta