Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar e discutir os principais elementos do gênero de
ficção ‘’distopia’’ que estão presentes na(s) narrativa(s) transmitida(s) através do vídeo
game We Happy Few (2018). Sendo assim, o vídeo game em questão é tomado como
uma verdadeira mídia narrativa, em conformidade com teorias narratológicas – como
as propostas por Thabet (2012) e Majewsky (2003) – que estão sendo
progressivamente, apesar de lentamente, consolidadas nos estudos de vídeo games.
Narratologia é tomada como fonte de conceitualizações úteis para uma melhor
compreensão de como o processo de narração acontece no caso específico das
mídias interativas. Uma introdução ao conceito de ficção distópica, baseada
majoritariamente nos estudos de Bedore (2017) e Claeys (2017), está inclusa e serve
como fonte de informações a respeito das principais características do gênero que
serão, em seguida, buscadas no objeto específico. Desta forma, é possível perceber,
além de referências diretas a influentes obras de distopia, a satirização de questões
sociopolíticas, a proximidade e o atrito com ideais utópicos e o conflituoso não conformismo social dos protagonistas.
Descrição:
MOTA, D. V. Dystopian fiction and video game narratives: a study of we happy few. 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.