Resumo:
A presente pesquisa partiu do nosso olhar advindo das observações realizadas em uma escola
da rede pública de ensino em Campina Grande (PB) durante o período de Estágio
Supervisionado V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O presente artigo tem como
objetivo refletir sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizado considerando
todos os elementos nele envolvidos. Como objetivos específicos, pretendemos discutir sobre a
função social da escola; compreender a prática pedagógica como elementos fundamentais
para o ensino aprendizado de qualidade; discutir sobre a relevância da estrutura da aula.
Enquanto metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa, buscando encontrar respostas para
os questionamentos formulados antes de iniciarmos a investigação. Ainda buscamos suporte
bibliográfico nos estudos de Libâneo (2013), Veiga (2007), Imbernòn (2001), Freire (1996),
dentre outros estudiosos. Durante nossa investigação utilizamos como recurso para coleta de
dados o diário de campo e a observação in lócus. Com a pesquisa já concluída evidenciamos
que a formação docente em consonância com a teoria e a prática pode permitir maior
segurança profissional em tomadas de decisões que surgiram no decorrer da atuação docente.
Esse domínio facilita a escolha adequada da metodologia necessária à condução do processo
de ensino e aprendizagem.
Descrição:
LUCENA, E. R. de. Reflexões sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizagem: um relato de experiência em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.