UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizagem: um relato de experiência em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Eliana Rocha de
dc.date.accessioned 2019-12-11T16:38:22Z
dc.date.available 2019-12-11T16:38:22Z
dc.date.issued 2019-11-26
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21316
dc.description LUCENA, E. R. de. Reflexões sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizagem: um relato de experiência em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa partiu do nosso olhar advindo das observações realizadas em uma escola da rede pública de ensino em Campina Grande (PB) durante o período de Estágio Supervisionado V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizado considerando todos os elementos nele envolvidos. Como objetivos específicos, pretendemos discutir sobre a função social da escola; compreender a prática pedagógica como elementos fundamentais para o ensino aprendizado de qualidade; discutir sobre a relevância da estrutura da aula. Enquanto metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa, buscando encontrar respostas para os questionamentos formulados antes de iniciarmos a investigação. Ainda buscamos suporte bibliográfico nos estudos de Libâneo (2013), Veiga (2007), Imbernòn (2001), Freire (1996), dentre outros estudiosos. Durante nossa investigação utilizamos como recurso para coleta de dados o diário de campo e a observação in lócus. Com a pesquisa já concluída evidenciamos que a formação docente em consonância com a teoria e a prática pode permitir maior segurança profissional em tomadas de decisões que surgiram no decorrer da atuação docente. Esse domínio facilita a escolha adequada da metodologia necessária à condução do processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Ms. Kátia Faria Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Reflexões sobre o contexto escolar e suas vertentes no ensino-aprendizagem: um relato de experiência em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta