UEPB - Repositório Digital

Peraê que a carne é fraca: a imagem da JBS através da análise de discurso do comercial SEARA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Luryann Thais Barbosa
dc.date.accessioned 2019-12-12T15:01:05Z
dc.date.available 2019-12-12T15:01:05Z
dc.date.issued 2018-12-26
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21320
dc.description OLIVEIRA, L. T. B. Peraê que a carne é fraca: a imagem da JBS através da análise de discurso do comercial SEARA. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo foi analisar a imagem veiculada pela empresa JBS em seus discursos, através da Análise do Discurso da Escola Francesa ligada a Michel Pêcheux. A JBS é uma empresa brasileira do ramo alimentício e que teve sua razão social investigada na Operação Carne Fraca em março de 2017. Para a tarefa de análise do discurso sustentado pelo grupo, foi selecionado como Corpus, um comercial da Seara, intitulado de “Seara Peraê – Cante com a gente”, veiculado no YouTube em 28 de maio de 2018 . É sabido que o grupo JBS sempre associa em seu Discurso propagandístico letras à sua marca, como por exemplo, o “F” de Confiança Friboi, o “Q” de qualidade da Seara, além de ter em seus comerciais, artistas famosos como garotos(as) propaganda. Como resultado, é possível afirmar que, apesar dos escândalos deflagrados por perícias policiais, operações da Polícia Federal e Ministério Público, a JBS sustenta o discurso do “Q” de qualidade, ignorando completamente o ocorrido com sua imagem enquanto empresa. Para o consumidor o discurso que se apresenta é perpassado como se nada houvesse ocorrido, permanecendo a idéia de um produto com a mesma qualidade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Discurso propagandístico pt_BR
dc.subject Empresa JBS pt_BR
dc.subject Operação carne fraca pt_BR
dc.subject Comercial Seara pt_BR
dc.title Peraê que a carne é fraca: a imagem da JBS através da análise de discurso do comercial SEARA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta