Resumo:
O professor de Língua Estrangeira tem um grande desafio no processo de ensinoaprendizagem: encontrar material adequado que vise aproximar o que está sendo ensinado à
realidade do aluno. Com esse pressuposto, o objetivo deste artigo é apresentar a música
como recurso didático para as aulas de Espanhol como Língua Estrangeira E-LE como
estratégia de apresentar os conteúdos inerentes à língua e a cultura espanhola de forma
dinâmica e interativa. Para que esta pesquisa se realizasse foi feito um levantamento
bibliográfico para evidenciar a eficácia da música como recurso didático para o ensino de ELE. A música está presente em todas as culturas e faz parte do dia a dia das pessoas desde os
tempos mais remotos até os dias atuais. Ela torna o ambiente de sala de aula mais acolhedor,
alegre e propício para uma melhor aprendizagem. Assim, apresentamos algumas
contribuições do uso da música em sala de aula, como também o aprimoramento das
competências sociolinguísticas e interculturais com o uso deste recurso. Temos
possibilidades de se trabalhar à língua e a cultura numa perspectiva intercultural, visando
também, o desenvolvimento das cinco habilidades linguísticas: compreensão leitora e
auditiva, expressão oral e escrita, interação comunicativa.
Descrição:
SANTOS, G. A. de L. A música como recurso didático nas aula de ELE. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.