Resumo:
A discussão deste artigo insere-se no campo da educação intergeracional, notadamente na
análise de narrativas intergeracionais produzidas por crianças e idosas registradas em situações
de fala e escrita geradas no Projeto de Iniciação Científica “Narrativas de Idosas e
Aprendizagem Intergeracional: Da Escuta Rascunho as Palavras Cunhadas em Texto” (PIBIC,
2017-2018). Neste recorte temático, têm-se como referência de análise narrativas sobre
brinquedos e brincadeiras antigas e atuais evidenciadas na produção do gênero textual carta
pessoal entre criança e idosas, verificando-se evidências de suas aprendizagens
intergeracionais, além do aprendizado da língua por meio da reescrita textual em sala de aula.
Tem-se como apoio teórico-metodológico as contribuições de Bakhtin (2003), Marcuschi
(2008) ao tratarem dos gêneros discursivos em diálogo com Marangoni (2011) que discute a
aprendizagem intergeracional. Também, considerando-se as colocações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
(DCNs, 2013), sobretudo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) por exigir a inserção do
tema envelhecimento no conteúdo escolar, a exemplo da preservação da memória das pessoas
idosas por meio de suas narrativas. Como resultado, verificou-se diferentes aprendizagens
intergeracionais relacionadas aos brinquedos (bonecas de tijolo, sabugo, casca de melancia) e
brincadeiras antigas (cadê o grilo? passar o anel, cantigas rodas etc.), bem como as atuais (carro
de controle remoto, tablet etc.), além do respeito à pessoa idosa. Quanto à aquisição da língua
escrita, observou-se a reaprendizagem ortográfica (emprego das letras maiúscula e minúscula,
uso das letras s e z), concordância verbal e nominal, pontuação e acentuação gráfica. Este
trabalho suscita discussões acerca da aprendizagem ao longo da vida, a educação
intergeracional e a formação docente inicial e continuada.
Descrição:
XAVIER, D. da S. Carta pessoal na escrita intergeracional crianças e idosas: tecendo memórias, traçando textos. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.