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Carta pessoal na escrita intergeracional crianças e idosas: tecendo memórias, traçando textos

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dc.contributor.author Xavier, Daiane da Silva
dc.date.accessioned 2019-12-13T15:54:03Z
dc.date.available 2019-12-13T15:54:03Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21330
dc.description XAVIER, D. da S. Carta pessoal na escrita intergeracional crianças e idosas: tecendo memórias, traçando textos. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A discussão deste artigo insere-se no campo da educação intergeracional, notadamente na análise de narrativas intergeracionais produzidas por crianças e idosas registradas em situações de fala e escrita geradas no Projeto de Iniciação Científica “Narrativas de Idosas e Aprendizagem Intergeracional: Da Escuta Rascunho as Palavras Cunhadas em Texto” (PIBIC, 2017-2018). Neste recorte temático, têm-se como referência de análise narrativas sobre brinquedos e brincadeiras antigas e atuais evidenciadas na produção do gênero textual carta pessoal entre criança e idosas, verificando-se evidências de suas aprendizagens intergeracionais, além do aprendizado da língua por meio da reescrita textual em sala de aula. Tem-se como apoio teórico-metodológico as contribuições de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) ao tratarem dos gêneros discursivos em diálogo com Marangoni (2011) que discute a aprendizagem intergeracional. Também, considerando-se as colocações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs, 2013), sobretudo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) por exigir a inserção do tema envelhecimento no conteúdo escolar, a exemplo da preservação da memória das pessoas idosas por meio de suas narrativas. Como resultado, verificou-se diferentes aprendizagens intergeracionais relacionadas aos brinquedos (bonecas de tijolo, sabugo, casca de melancia) e brincadeiras antigas (cadê o grilo? passar o anel, cantigas rodas etc.), bem como as atuais (carro de controle remoto, tablet etc.), além do respeito à pessoa idosa. Quanto à aquisição da língua escrita, observou-se a reaprendizagem ortográfica (emprego das letras maiúscula e minúscula, uso das letras s e z), concordância verbal e nominal, pontuação e acentuação gráfica. Este trabalho suscita discussões acerca da aprendizagem ao longo da vida, a educação intergeracional e a formação docente inicial e continuada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Zélia Maria de Arruda Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem continuada pt_BR
dc.subject Convivência intergeracional pt_BR
dc.subject Escrita intergeracional pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Carta pessoal na escrita intergeracional crianças e idosas: tecendo memórias, traçando textos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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