Resumo:
Este artigo investiga, nos livros didáticos ―Universos: língua portuguesa‖ (2015) e
―Português – linguagens‖ (2015), destinados ao 6º ano do ensino fundamental, gêneros
textuais que abordam temáticas relacionadas às pessoas idosas. Embasamos esta
investigação no Art 22, capítulo V, do Estatuto do Idoso, que enfatiza a necessidade de
inserir, nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, conteúdos
voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e a valorização do idoso, de forma
a eliminar preconceitos e produzir conhecimentos sobre a matéria. Assim, identificamos
gêneros textuais que veiculam temáticas relacionadas à pessoa idosa, a exemplo do
―envelhecimento‖, e discutimos a sua importância nos livros didáticos de português
(LDP) adotados nas Escolas de Rede Pública. Esta pesquisa caracteriza-se como
bibliográfica e investigativa por questionar a ausência de temáticas relacionadas à
pessoa idosa no LDP, sendo possível verificar que elas permanecem silenciadas e
distantes do critério de avaliação estabelecido pelo PLND, que diz respeito ao repúdio a
qualquer tipo de preconceito. Constatamos esse silenciamento nas diversas propostas
textuais do LDP (texto oral e escrito, atividades de compreensão textual e avaliação do
conteúdo), por não discutirem questões do respeito e valorização à pessoa idosa na
sociedade e entre as gerações. Com base nesta discussão, entende-se que os livros
didáticos de português, analisados nesta pesquisa, além de silenciarem a temática
―envelhecimento" em seus desdobramentos, como o respeito e a valorização do idoso na
sociedade, suscitam questões acerca da formação inicial e continuada do professor.
Descrição:
PEREIRA, J. B. Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.