UEPB - Repositório Digital

Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Jéssica Barbosa
dc.date.accessioned 2019-12-13T15:54:15Z
dc.date.available 2019-12-13T15:54:15Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21331
dc.description PEREIRA, J. B. Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo investiga, nos livros didáticos ―Universos: língua portuguesa‖ (2015) e ―Português – linguagens‖ (2015), destinados ao 6º ano do ensino fundamental, gêneros textuais que abordam temáticas relacionadas às pessoas idosas. Embasamos esta investigação no Art 22, capítulo V, do Estatuto do Idoso, que enfatiza a necessidade de inserir, nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e a valorização do idoso, de forma a eliminar preconceitos e produzir conhecimentos sobre a matéria. Assim, identificamos gêneros textuais que veiculam temáticas relacionadas à pessoa idosa, a exemplo do ―envelhecimento‖, e discutimos a sua importância nos livros didáticos de português (LDP) adotados nas Escolas de Rede Pública. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e investigativa por questionar a ausência de temáticas relacionadas à pessoa idosa no LDP, sendo possível verificar que elas permanecem silenciadas e distantes do critério de avaliação estabelecido pelo PLND, que diz respeito ao repúdio a qualquer tipo de preconceito. Constatamos esse silenciamento nas diversas propostas textuais do LDP (texto oral e escrito, atividades de compreensão textual e avaliação do conteúdo), por não discutirem questões do respeito e valorização à pessoa idosa na sociedade e entre as gerações. Com base nesta discussão, entende-se que os livros didáticos de português, analisados nesta pesquisa, além de silenciarem a temática ―envelhecimento" em seus desdobramentos, como o respeito e a valorização do idoso na sociedade, suscitam questões acerca da formação inicial e continuada do professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Zélia Maria de Arruda Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático de português pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Valorização do idoso pt_BR
dc.title Idoso, envelhecimento e livro didático de português: temática veiculada nos gêneros textuais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta