Resumo:
Este artigo apresenta a concepção do educador sobre psicomotricidade nas Escolas
Municipais de Campina Grande-PB. Objetivou analisar a concepção dos educadores a
respeito da psicomotricidade, sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem e
identificar as atividades psicomotoras mais utilizadas. A pesquisa utilizada foi de campo
descritivo, de caráter qualitativo, realizada em seis escolas do Núcleo XXVII com o total de
33 professores, através de um questionário composto de dados sóciodemográficos e de
questões subjetivas relativas ao objeto de estudo. Os resultados apontaram que grande parte
dos professores pesquisados possui curso em nível superior; idade entre 44 a 50 anos. Em
relação à concepção de psicomotricidade o que mais se evidenciou foi à definição de
psicomotricidade como “educação através do movimento” e como “uma ligação com o
desenvolvimento motor, cognitivo e emocional”. No tocante a importância da
psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem o que foi ressaltado com maior
evidência foi que a psicomotricidade “trabalha corpo e mente”, abrange “elementos
integrantes ao desenvolvimento humano” e é “inerente a qualquer aprendizagem”. Constatou-se
que com as atividades psicomotoras mais utilizadas, os professores responderam que
exploram “as atividades lúdicas”. Conclui-se que os professores precisam desenvolver cada
vez mais atividades psicomotoras na sua prática educativa com o intuito de proporcionar ao
aluno o desenvolvimento do corpo e da mente, visando o seu sucesso e progresso na melhoria
da aprendizagem do aluno.
Descrição:
Oliveira, L. R. de. A concepção do educador sobre psicomotricidade nas
escolas municipais de Campina Grande-PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.